Thumbnail

Celebramos o 8 de Março com uma programação voltada à saúde da Mulher

Diário de Bordo 10/03/2023

Foi uma semana bastante agitada, mas de muitas realizações!  É este o sentimento de todo o nosso time ao fazer um balanço da “Semana da Mulher – Uma Conversa sobre Planejamento Familiar e Saúde da Mulher”, cujas atividades começaram no dia 2 e foram até o dia 8, quando todo o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher.

Montamos um circuito de palestras, comandadas pela Anacláudia Capanema, que envolveu a participação de 498 pessoas: técnicos de Enfermagem rural e estudantes de Enfermagem, agentes comunitários de Saúde, estudantes em nível técnico de Enfermagem, assistentes sociais, orientadores sociais e visitadores do “Crianças Feliz”, professores, representantes da sociedade civil e pais e estudantes de escolas municipais (como a Miguel Bitar e Odizia Correia), de escolas estaduais (como a Gerson Peres e a Márcia Câmara Paes), além dos estudantes do Instituto Federal do Pará (IFPA), das parteiras e outras mulheres interessadas nas discussões.

Anacláudia veio de Minas Gerais para nos ajudar nessa ação. Apaixonada por ginecologia e obstetrícia, como frisa quando se apresenta, ela é obstetriz formada pela Universidade de São Paulo (USP), doula formada pela Associação Nacional de Dousas (ANDO), consultora de aleitamento materno, farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Saúde da Família e Comunidade. Uma pessoa com experiência e muito conhecimento para falar sobre o assunto!

Olha, a programação foi uma verdadeira maratona, hein? Anacláudia e a nossa equipe que o digam! Tomamos esse evento como uma missão por considerar importantíssimo abordar o tema “Planejamento Familiar” junto à população de Breves (PA). Sabe por quê?

Assim como as demais cidades do Marajó, nossa comunidade possui indicadores preocupantes no que diz respeito à saúde e ao bem-estar feminino. Os índices de gravidez na adolescência e de gestações indesejadas ainda são alarmantes.

Por isso, todas as iniciativas voltadas à orientação e formação, como essas palestras que realizamos ao longo da semana, são imprescindíveis para assegurar que, em curto e médio prazo, esses índices apresentem melhoria.

Falar de Planejamento Familiar é levar às mulheres informação sobre como cada uma delas pode cuidar do próprio corpo e ter controle sobre qualquer coisa que afete à Saúde delas, sobretudo uma gravidez indesejada ou uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

É importante defender, ainda, a implantação de políticas públicas que garantam o acesso às diversas opções de contraceptivos e tratamentos de saúde para as mulheres, independentemente da condição socioeconômica delas.

Abordar esses assuntos, claro, não é nada fácil: ainda há muitos tabus e preconceitos em tudo o que cerca as mulheres – e, por causa disso, infelizmente nem todas elas costumam ter acesso a informações e serviços de saúde adequados.

Mas nós, da Rede Mondó, também estamos empenhados em contribuir para transformar essa realidade em Breves. Com este evento, nossa principal missão foi mostrar que as mulheres precisam ter conhecimento sobre si e dispõem de mecanismos que garantem a cada uma delas a proteção dos direitos sexuais e reprodutivos.

Também ressaltamos que, apesar do enfoque nas mulheres por causa do 8 de Março, o planejamento familiar e a educação sexual e reprodutiva são assuntos com os quais os homens também precisam lidar e aprender. Tanto que muitos deles também estavam conosco, assistindo às palestras, recebendo informação e participando das discussões.

Conscientizá-los do papel que exercem dentro da família também é parte do processo de melhoria que almejamos para a comunidade.

Nós também acreditamos muito que falar de saúde da mulher e democratizar o acesso a esse tipo de informação é fundamental para que as meninas, mulheres e senhoras de Breves tenham qualidade de vida.

Trabalhamos muito durante todos esses dias para garantir que tudo o que foi dito durante as palestras exerça um impacto positivo sobre a vida de todos os que as assistiram – e que cada um dos participantes possa, também, ser um multiplicador das mensagens que ouviram.

E, para encerrar a programação, convidamos os grupos Aruans, Ti Yara e Espaço Cultural D’ Victor para uma apresentação que foi de encher os olhos. Confira um pouco do que foi a programação nas fotos!

Thumbnail
Continue lendo

Em série de vídeos sobre Saúde da Mulher, Rede Mondó e Dasa abordam questões que vão de abuso sexual a aleitamento materno

Falar em Diagnóstico do Território, em um contexto que insere as organizações do Terceiro Setor, implica, automaticamente, em reconhecer quais são os desafios que uma...

Fechar

O Instituto Mondó é feito por pessoas que acreditam na mudança e entendem a importância das demandas sociais e ambientais do presente que impactam no futuro.

Entre em contato pelo formulário para saber como você ou sua empresa podem somar forças conosco!