O Instituto Mondó, a cada ano, avança mais nas estratégias de impacto, bem como nas ferramentas de gestão e mensuração dos resultados. Em 2023, por meio de um processo coparticipativo realizamos a atualização da nossa Teoria da Mudança para a atuação no nosso município piloto - Breves-Arquipélago do Marajó/PA, visando ampliar a estratégia de atuação e criando um modelo de impacto contemplando nossas ações até 2025.
Ampliar o acesso à internet e habilitar a inovação na gestão escolar; reduzir a violência contra crianças e adolescentes nas escolas; fortalecer ações do Conselho da Criança e do Adolescente e a atuação das OSCs nas escolas e fortalecer a cultura local.
Em até 5 anos, contribuir para o desenvolvimento de um ecossistema escolar consciente, fortalecido e integrado, capaz de garantir que a escola se torne uma plataforma de soluções sociais para o enfrentamento dos desafios locais.
Reduzir a defasagem escolar causada pela falta de serviço de saúde; contribuir para o aumento da cobertura vacinal; para o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde locais; com a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde e para o aumento do número de atendimentos médicos especializados, além da melhoria dos índices gerais de saúde.
Contribuir para o desenvolvimento de um ecossistema escolar consciente, fortalecido e integrado, capaz de garantir que a escola se torne uma plataforma de soluções sociais para o enfrentamento dos desafios locais.
Reduzir a defasagem escolar causada por doenças relacionadas à ingestão de água contaminada; contribuir com técnicas de plantio para melhorar a produção local, com a segurança alimentar dos alunos e com a preservação ambiental, estimulando a melhoria dos indicadores de reciclagem nas escolas.
Contribuir para que a escola se torne uma referência de infraestrutura básica, a fim de fomentar, de forma sustentável, o desenvolvimento territorial e humano.
Aumentar os níveis de empreendedorismo e empregabilidade entre os jovens e mulheres, e da renda familiar; melhorar a percepção das mulheres sobre as oportunidades de negócios, ampliando as perspectivas de futuro, além da autoestima e capacidade de resolver problemas (habilidades socioemocionais); elevar os indicadores de desenvolvimento social e econômico do município (IDH, PIB); melhorar a percepção sobre controle de gastos, consumo, orçamento, direitos e deveres do consumidor, fortalecendo a autonomia para tomada de decisão financeira; aperfeiçoar os indicadores de gestão dos parceiros locais e das OSCs, além de torná-las mais autônomas.
Fomentar, a partir do ambiente escolar, a autonomia financeira e social (por meio do empreendedorismo e empregabilidade) como parte do desenvolvimento local e promoção do protagonismo para o enfrentamento da vulnerabilidade social.
O Instituto Mondó desde 2020 desenvolve uma tecnologia social que contribui e potencializa as práticas ESG, promove o Desenvolvimento Sustentável por meio das atividades e gestão estratégica, alavancando o impacto social positivo.
Nossa operação compartilha valor com as estratégias de longo prazo das empresas parceiras ao se conectar à análise de materialidade e gestão de resultados sociais, com impacto multidimensional a partir das escolas.
Para tanto, trabalhamos:
O Instituto Mondó é feito por pessoas que acreditam na mudança e entendem a importância das demandas sociais e ambientais do presente que impactam no futuro.
Entre em contato pelo formulário para saber como você ou sua empresa podem somar forças conosco!