Thumbnail

Rede Mondó acompanha apresentação do programa Avança Pará, que investirá US$ 280 milhões na Região de Integração Marajó

Breves 11/12/2023

A Rede Mondó acompanhou, em Breves, o evento de apresentação do programa “Avança Pará”. Trata-se de uma iniciativa do governo local, em parceria com o Banco Mundial, que investirá US$ 280 milhões em ações nas áreas de Assistência Social, Meio Ambiente e Educação.

A solenidade reuniu extrativistas e representantes de seis municípios da região com o objetivo de esclarecer dúvidas e ouvir sugestões – que também consistiu em uma etapa da consulta pública à sociedade civil sobre o projeto.

No evento, que ocorreu no dia 30 de novembro, a Rede Mondó foi representada por Kássia Araújo, Analista de Projetos Sociais, e Fernanda Pinheiro, Assistente de Desenvolvimento Econômico. Elas conheceram detalhes do projeto e ouviram as demandas da população local para as ações previstas.

Breves, localizada no Arquipélago do Marajó, é a cidade-piloto da Rede Mondó. O convite para a participação no evento veio de Haydeé Marinho, diretora de Gestão Socioeconômica da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Governo do Pará.

Além da Semas, havia, na apresentação do programa “Avança Pará”, representantes das secretarias de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e de Educação (Seduc).

AÇÕES

O projeto prioriza a Região de Integração Marajó (composta por Breves e mais 15 municípios). Os recursos previstos na iniciativa serão aplicados em ações voltadas à reduzir o número de famílias em insegurança alimentar; aceleração de aprendizagem, com o objetivo de diminuir o percentual de crianças não alfabetizadas, e na redução do desmatamento da floresta amazônica no estado.

O foco está nos territórios coletivos da região. Espera-se que as ações contribuam com a melhoria do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), fomentando a bioeconomia, a produção de novas tecnologias e a possibilidade de transferência de renda.

As apresentações do projeto à comunidade, de acordo com a Semas, visam divulgá-lo melhor, explanar para a comunidade, ouvir e ter a devolutiva da população, para então, alcançar o sucesso no momento da execução.

Thumbnail
Continue lendo

Rede Mondó, Dasa, Universidade Dasa e SEMSA realizam 1ª Formação de Parteiras Tradicionais e Técnicos de Enfermagem Rural

É de conhecimento comum que na Amazônia, região que abriga comunidades remotas, o acesso à saúde pública é escasso. Nessas regiões, o trabalho das parteiras...

Fechar

O Instituto Mondó é feito por pessoas que acreditam na mudança e entendem a importância das demandas sociais e ambientais do presente que impactam no futuro.

Entre em contato pelo formulário para saber como você ou sua empresa podem somar forças conosco!