Thumbnail

Rede Mondó participa da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, em Belém (PA)

Amazônia 30/08/2023

A Rede Mondó está entre as organizações convidadas a participar da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, que será realizada entre os dias 30 de agosto e 1.º de setembro, em Belém (PA). O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com o Governo do Estado do Pará.

Estão confirmados 180 palestrantes em 28 painéis, cujos temas vão desde a economia baseada em práticas dos povos tradicionais até transição climática, enfrentamento aos crimes ambientais e erradicação da pobreza.

Entre os nomes estão o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair; o 8.º secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon; o presidente da Colômbia (2018 – 2022), Iván Duque; o presidente do ICMM, Rohitesh Dhawan e o embaixador da UNESCO para a Sustentabilidade, Oskar Metsavah.

A Rede Mondó terá um estande montado no evento. O espaço será dedicado a expor o trabalho desenvolvido pela organização em Breves, município do Arquipélago do Marajó (PA), cujo objetivo é estabelecer as escolas como um ecossistema de soluções inovadoras e colaborativas para o desenvolvimento de comunidades vulneráveis da Amazônia.

“Os olhos do mundo estão voltados para a Amazônia, uma vez que está cada vez mais evidente a importância de preservarmos este importante ecossistema para o futuro do nosso planeta. A floresta é feita de gente e, se quisermos, de fato, preservá-la, precisamos também proteger quem vive nela. A Rede Mondó está trabalhando para que essas pessoas possam promover uma transformação social, econômica, ambiental e cultural na própria comunidade, a partir da escola”, explica Carol Maciel, Diretora Executiva da Rede Mondó.

As ações da organização estão divididas em quatro dimensões: Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Moradia, Energia e Água), sempre apoiados na sustentabilidade a longo prazo e com impacto multidimensional. Apenas em 2023, quase 10 mil pessoas já foram impactadas diretamente e mais de 29 mil indiretamente com as iniciativas desenvolvidas no Marajó.

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

A Rede Mondó nasceu da ANUP Social, braço de ESG da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP). A entidade possui 225 Instituições de Ensino Superior associadas, entre elas os maiores grupos de Educação do país.

A ANUP se juntou a empresas e organizações da sociedade civil, em parceria com o setor público, para tirar o projeto social do papel, em 2020, quando estabeleceu Breves (PA) como cidade-piloto para desenvolver a iniciativa.

“Criar a Rede Mondó é uma importante contribuição do setor particular de Educação para melhorar a educação onde o Brasil mais precisa. Temos sido bem-sucedidos nesses primeiros dois anos de atuação e queremos ir além, pois acreditamos que a escola é um lugar de transformação social. É possível levar sucesso e progresso se a educação se voltar para a sociedade e para o bem comum”, afirma Elizabeth Guedes, presidente da ANUP.

Thumbnail
Continue lendo

Refugiados climáticos no Brasil já existem aos milhões e são mais um desafio crescente da crise climática

Os milhões de cidadãos do Rio Grande do Sul afetados pela maior crise climática registrada no estado já não podem ser rotulados como desabrigados ou...

Fechar

O Instituto Mondó é feito por pessoas que acreditam na mudança e entendem a importância das demandas sociais e ambientais do presente que impactam no futuro.

Entre em contato pelo formulário para saber como você ou sua empresa podem somar forças conosco!